No final de abril de 2023, foi concluído o novo aviário no pavilhão de Sichuan no jardim zoológico de Praga. A estrutura do aviário tem 14 metros de comprimento por 10 metros de largura. A Carl Stahl & spol. foi responsável pelo planeamento arquitetónico e estrutural, enquanto o cálculo estrutural foi efetuado com o RFEM 5.
Aviário
Número de nós | 168 |
Número de linhas | 79 |
Número de barras | 71 |
Número de superfícies | 19 |
Número de casos de carga | 2 |
Número de combinações de cargas | 2 |
Número de combinações de resultados | 2 |
Peso total | 2,016 t |
Dimensões | 14,502 x 12,709 x 7,045 m |
Versão do programa | 5.29.01 |
Em comparação com o módulo adicional RF-FORM-FINDING (RFEM 5), o módulo Form-finding inclui as seguintes novas funções para o RFEM 6:
- Especificação de todas as condições de fronteira de carga da determinação da forma num caso de carga
- Armazenamento dos resultados de form-finding como estado inicial para posterior análise do modelo
- Atribuição automática do estado inicial de form-finding através de assistentes de combinação para todas as situações de carga de uma situação de dimensionamento
- Condições de fronteira de geometria da determinação da forma adicionais para barras (comprimento sem tensão, flecha vertical máxima, flecha vertical de ponto baixo)
- Condições de fronteira de carga da determinação da forma adicionais para barras (força máxima na barra, força mínima na barra, componentes de tração horizontal, tração na extremidade i, tração na extremidade j, tração mínima na extremidade i, tração mínima na extremidade j)
- Tipo de material "Tecido" e "Folha" na biblioteca de materiais
- Form-finding paralelos num modelo
- Simulação de estados de form-finding sequenciais em conexão com o módulo Análise das fases de construção (CSA)
O módulo adicional RF-MOVE/RSMOVE não contém janelas de resultados: A verificação dos casos de carga gerados inclusive as cargas é efetuada no RFEM/RSTAB. As designações das cargas móveis individuais são criadas a partir do respetivo número de incremento de carga.
Estas podem ser substituídas no RFEM/RSTAB por outras designações. Todos os dados de tabelas podem ser exportados para o MS Excel.
Os diversos casos de carga podem ser gerados com um único clique do rato. No final da geração, são apresentados, como informação, os números dos casos de carga e das combinações de resultados criados.
Os conjuntos de barras com cargas móveis são selecionados graficamente no modelo do RFEM/RSTAB. Não representa nenhum problema aplicar diferentes tipos de carga num conjunto de barras ao mesmo tempo.
Através da especificação da primeira posição da carga, é possível representar com precisão a carga que entra na viga da barra contínua. Da mesma maneira, é possível definir, se uma carga móvel constituída por várias aplicações de cargas pode ir para além do final do conjunto de barras (ponte) ou não (ponte rolante).
O incremento das posições de carga individuais é determinado pelo número de casos de carga gerados para o RFEM/RSTAB. Também é possível adicionar cargas a casos de carga já existentes no RFEM/RSTAB, de maneira que não é necessária uma sobreposição adicional. RF-MOVE/RSMOVE contém vários tipos de carga, como cargas pontuais, contínuas, trapezoidais assim como pares de cargas e várias cargas concentradas do mesmo tipo.
Estas podem ser aplicadas tanto em direção local como global. A aplicação pode referir-se ao comprimento real da barra ou à projeção numa direção global.